Como importar do Brasil para Portugal com segurança e confiança – Guia prático
Como importar do Brasil para Portugal? Essa é a pergunta que muitos empreendedores fazem mas não conseguem encontrar uma resposta satisfatória. Para te ajudar nesta resposta, resolvi resumir esta jornada em alguns passos e apresentá-los neste artigo para facilitar a vida de quem quer dar o primeiro passo mas tem dúvidas por onde começar. Em […]
Como importar do Brasil para Portugal? Essa é a pergunta que muitos empreendedores fazem mas não conseguem encontrar uma resposta satisfatória. Para te ajudar nesta resposta, resolvi resumir esta jornada em alguns passos e apresentá-los neste artigo para facilitar a vida de quem quer dar o primeiro passo mas tem dúvidas por onde começar.
Em um mercado de trabalho tão estrangulado como o de Portugal, empreender pode ser uma grande saída para fugir dos baixos salários e subempregos. Mas se vai se aventurar nesta jornada é fundamental seguir os passos corretos para reduzir os riscos e garantir o sucesso. Este guia completo irá ajudá-lo a entender cada etapa do processo, desde a pesquisa de mercado até a distribuição do produto. Se você está planejando sua primeira importação, continue lendo para descobrir todas as informações necessárias sobre como importar do Brasil para Portugal com confiança, segurança e eficiência.
Guia completo: Como importar do Brasil para Portugal
Pesquisa de Mercado
- Identifique a demanda e as oportunidades de mercado.
- Analise os concorrentes e preços.
- Verifique as regulamentações específicas para o produto.
Encontre um Fornecedor Confiável
- Realize buscas em plataformas comerciais e feiras internacionais.
- Avalie a reputação e a qualidade dos produtos.
- Negocie preços, prazos e condições de pagamento.
Verifique as Exigências Legais
- Consulte a legislação de importação em Portugal.
- Se informe sobre o tipo de empresa mais adequado para começar o seu negócio.
- Assegure que possui a correta classificação Tarifária da Mercadoria (NCM/HS Code).
Organize a Documentação
- Estabeleça uma parceria com o exportador. Tenha um parceiro que não seja um mero fornecedor.
- Certifique-se de todos os documentos obrigatórios para a importação e assegure que o exportador os possui.
- Antes de importar, valide se o produto pretendido pode ser importado em Portugal.
Cuidados com o produto
- Seu produto tem validade? Exija produtos que tenham sido recém-fabricados. Assim a data de validade fica mais longa.
- Produtos muito inovadores podem ser um diferencial por si só. Mas tenha ciência de que vai demandar um trabalho maior de apresentação e divulgação.
- Tenha atenção com possíveis restrições e necessidade de adequações de fórmula, rótulo ou mesmo detalhes na embalagem que podem ser obrigatórios.
Negociação e preparação
- Estabeleça o melhor relação volume x transporte – que deve representar o maior custo no processo. Calcule o custo por produto, para verificar posicionar o seu produto em relação ao que já existe igual ou similar no mercado.
- Negocie prazo de entrega, garantia dos produtos, campanhas de divulgação, condição de pagamento e reposição de estoque.
- Certifique-se de que a carga será devidamente embalada e protegida para o transporte.
Acompanhe aqui informações atualizadas sobre como importar e empreender em Portugal.
Planejamento tributário
- Com base no código pautal do produto tenha clareza dos impostos que terá que pagar.
- Se informe sobre a possibilidade de não pagar o IVA logo na entrada da carga em Portugal. Quer saber como fazer isso? Envia Mensagem.
- Para importar, vai precisar de uma empresa em Portugal. Se informe das obrigações legais e financeiras pós-abertura.
Transporte e desembaraço da carga
- Negocie com o fornecedor quem pagará pelo frete e qual a responsabilidade de cada um no processo.
- Faça seguro do carga sempre. O custo é baixo e dá mais segurança para o processo.
- Vai precisar de um despachante em Portugal para liberar a sua carga. Tenha certeza de que possui todos os documentos exigidos.
Distribuição e Venda
- Não deixe para pensar na venda só depois que o produto chegar. Trace seu plano de escoamento dos produtos antes mesmo de fazer a importação. Identifique os canais de venda, um plano de comunicação e a melhor estratégia para chegar até os seus clientes.
- Procure parcerias para colocar seu produto “na rua” mesmo que seja no formato de consignação.
- Explore os Marketplaces disponíveis em Portugal e na Europa. Amazon.es, Worten, Fnac são algumas opções. Kuantokusta é um bom canal para divulgação.
De um modo geral, monitore os seus produtos. Fique atento às respostas do mercado. Veja o que tem mais aceitação e fique atento para identificar produtos que possam complementar a sua gama de oferta. Assim, consegue vender para dentro da carteira. Estudos apontam que é manter um cliente é muito barato para o empreendedor do que buscar um novo. Além disso, ter clientes satisfeitos e bem atendidos são aliados na divulgação do seu trabalho. Em termos de comunicação fluída, feedback e indicação de clientes é de longe o melhor argumento de venda.
Como importar produtos do Brasil para Portugal pode resultar – resumindo
Por tudo isso, importar produtos brasileiros para Portugal é uma excelente oportunidade de negócio quando feito corretamente. Seguir estes passos não só facilita o processo, mas também aumenta significativamente suas chances de sucesso. Pesquise cuidadosamente, escolha fornecedores confiáveis, esteja em conformidade com a legislação, e planeje estrategicamente cada etapa. Transforme sua primeira importação em um sucesso absoluto!
Precisa de apoio no processo?
E não se esqueça, se precisar de qualquer apoio para saber com mais profundidade como importar produtos do Brasil para Portugal conte com a gente. Aqui, na Outbox, temos uma equipe de profissionais em Portugal e no Brasil altamente capacitados e prontos para lhe prestar total assessoria.
